Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Toupeira-dourada-de-Grant (Eremitalpa granti)

ESPÉCIE: 000.019.
                     "CAIXA TAXONÔMICA"
02: - Afrosoricida:
02.1: - Chrysochlorídeos:
02.1.8: - Eremitalpa:
02.1.8.1: - Toupeira-dourada-de-Grant (Eremitalpa granti).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: LC - Pouco Preocupante.

               A Toupeira-dourada-de-Grant (Eremitalpa granti) é uma espécie de mamífero da família Chrysochloridae. Está confinada nas dunas costeiras da costa oeste, da Baía de Santa Helena, na África do Sul, ao norte até a Baía Walvis, na Namíbia.

Características:
            Como todas as outras toupeiras douradas a compilação destes animais é semelhante aos moles, embora eles não estão relacionados, e é adaptado para uma vida de cavar. As extremidades dianteiras são remodelados com garras de escavação, em contraste com a maioria das outras espécies de sua família, eles tem três garras em cada pata. A cauda não é fisicamente visível, não há aurículas, os olhos são cobertos com pele coberta de pelos e sua boca é formada com uma almofada de couro, semelhante a um focinho, que também serve para cavar.

                A Toupeira-dourada-de-Grant tem um pelo longo e sedoso, que é de cor cinza em filhotes e de cor areia nos animais mais velhos. Com um comprimento de 7,5 a 9 centímetros e um peso de 15 a 25 gramas, sendo o membro mais pequeno das suas espécies.

Distribuição geográfica e habitat:
             A Toupeira-dourada-de-Grant pode ser encontrada na costa ocidental da África do Sul e no sudoeste da Namíbia. Seu habitat natural é áreas secas, desertos de areia em sua maioria.

Comportamento social:
            Em contraste com muitas outras toupeiras douradas, A Toupeira-dourada-de-Grant raramente constrói túneis duradouros. Ele "nada" pela areia logo abaixo ou na superfície enquanto procuram por comida. É principalmente um animal noturno, descansando durante o dia em pequenas grutas que abrigam debaixo de plantas. É um animal solitário.

Dieta:
               Além de cupins e outros invertebrados, sua dieta consiste de répteis como os skinks.

Situação de risco de extinção:
              A Toupeira-dourada-de-Grant é listado como quase ameaçadas (NT) pela IUCN. É uma espécie altamente especializada, que é muito sensível à destruição do seu habitat.

Fotos da Espécie:



Vídeos contendo a Espécie:


MAMÍFEROS
Jisohde G. Posser
120725

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por comentar!
Volte sempre para dar uma expiadinha...