Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Macaco-narigudo (Nasalis larvatus)

A CLASSE DOS MAMÍFEROS

ORDEM PRIMATAS
FAMÍLIA CERCOPITHECIDAE
GÊNERO NASALIS

Macaco-narigudo (Nasalis larvatus) - Wurmb, 1787.
              O Macaco-narigudo (Nasalis larvatus) é um macaco da família cercopithecidae, endêmica de Bornéu. Tais animais habitam o mangue e seu nome popular deriva do fato dos machos possuírem um nariz longo e flexível. Correm o risco de serem extintos, e os machos dessa raça, na época de acasalamento, emitem um som usando seu nariz como instrumento.

              O macaco-narigudo (Nasalis larvatus) ou Macaco-de-nariz-comprido, conhecido como abekantan em malaio, possui um marrom-avermelhado arbóreo macaco do Velho Mundo que é endêmico do sudeste asiático ilha de Bornéu. Ele pertence ao monotípicos do gênero Nasalis, embora o langur porco-tailed tradicionalmente também foram incluídas neste gênero. Ainda é  um  tratamento preferido por alguns.
              O macaco também atende pelo nome malaio monyet belanda ("macaco holandês"), ou mesmo orango belanda ("holandês"), como indonésios observou que os holandeses colonizadores muitas vezes tinham barrigas igualmente grandes e narizes.
              Esta espécie de macaco é facilmente identificável por causa de seu nariz anormalmente grande.

Descrição física
              O macaco-narigudo é uma espécie de grande porte, sendo uma das espécies de macaco nativo maior da Ásia. Somente o macaco tibetano e alguns dos langures cinza pode rivalizar com o seu tamanho. dimorfismo sexual é pronunciado na espécie. Os machos têm um comprimento cabeça-corpo de 66 a 76,2 cm e normalmente pesam de 16 a 22,5 kg, com um peso máximo de 30 kg conhecido. As Fêmeas medem entre 53,3 a 62 cm de cabeça e corpo de comprimento e pesam 7 a 12 kg, com uma massa máxima conhecida de 15 kg. que aumentaria ainda mais o dimorfismo é o nariz grande ou tromba do macho, que pode exceder 10 cm de comprimento, e pendura inferior da boca. No entanto, o nariz da mulher ainda é bastante grande para um primata. O macaco-narigudo tem um revestimento quase tempo. A pele na parte de trás é laranja brilhante, do marrom avermelhado, marrom amarelado ou vermelho-tijolo. O lombo é cinza claro, amarelado ou acinzentado a luz laranja. O rosto é laranja-rosa. O macho tem um pênis vermelho com um escroto preto. Ambos os sexos têm abaulamento estômagos que dão os macacos que se assemelha a uma barriga. Muitos dos dedos dos macacos são palmados.

Comportamento Social
              Tromba macacos geralmente vivem em grupos compostos por um macho adulto, algumas fêmeas adultas e sua prole. por machos grupos também podem existir. Alguns indivíduos são solitários, em sua maioria homens. grupos de macacos vivem em intervalos sobrepostos casa, com territorialidade pouco, em uma sociedade fissão-fusão, com grupos de coleta em locais como dormir a noite cai. Existem bandas que surgem quando grupos se reúnem e deslizamento separados. Grupos se reúnem durante o dia e viajar juntos, mas apenas indivíduos noivo e jogar com os de seu próprio grupo. Um macho grupos consistem de 9-19 indivíduos, enquanto as bandas podem consistir de até 60 indivíduos. Um-macho grupos geralmente compostas de três a 12 indivíduos, mas pode conter mais. Agressão grave é incomum entre macacos, mas menor agressão não ocorrem normalmente. Em geral, os membros das mesmas bandas são bastante tolerantes uns dos outros. A hierarquia de dominância linear entre as mulheres. Os machos de uma masculinos grupos podem ficar em seus grupos de seis a oito anos. Substituições nos machos residentes parecem ocorrer sem agressão grave. Ao chegar à idade adulta, os machos deixam seus grupos natais e participar de todos os homens grupos. As fêmeas também às vezes deixam seus grupos natais, talvez para evitar o infanticídio ou endogamia, reduzir a competição por comida, ou elevação do seu estatuto social.

Reprodução
              As fêmeas atingem a maturidade sexual aos cinco anos de idade. Eles experimentam inchaço sexual, que envolve os órgãos genitais se tornando rosa ou avermelhada. Em um dos locais, em grande parte acasalamentos ocorrem entre fevereiro e novembro, enquanto os nascimentos ocorrem entre março e maio. Cópulas tendem a durar meia um minuto. O homem vai agarrar a fêmea pelos tornozelos ou torso e montá-la por trás.  Ambos os sexos irão encorajar o acasalamento, mas não são sempre bem sucedido. Quando solicitar, ambos os sexos vai fazer beicinho rostos. Além disso, os machos e as fêmeas vocalizam às vezes vai apresentar seus traseiros. pares de acasalamento são, por vezes, assediado por subadultos. macaco-narigudo também podem participar na montagem sem finalidade reprodutiva, como o brincalhão e do mesmo sexo de montagem. Gestação geralmente duram 166-200 dias ou um pouco mais. As mulheres tendem a dar à luz durante a noite ou no início da manhã. As mães, então, comer a placenta e lamber seus bebês limpo. Os jovens começam a comer alimentos sólidos, seis semanas e são desmamados aos sete meses de idade. O nariz de um jovem do sexo masculino cresce lentamente até atingir a idade adulta. A mãe vai permitir que outros membros de seu grupo para segurar seu bebê. Quando um macho residente em um grupo de um macho é substituída, as crianças estão em risco de infanticídio.

Comunicação
              Tromba macacos são conhecidos para tornar as vocalizações diferentes. Ao comunicar o status do grupo, os machos emitem buzinadas. Eles têm um honk especial emitida para bebês, que também é usado para segurança. Os machos também irá produzir as chamadas de alarme para sinalizar o perigo. Ambos os sexos dão chamadas de ameaças, mas cada um são diferentes. Além disso, as fêmeas e os indivíduos imaturos irá emitir os chamados "femininos" chamadas quando irritado. Honk, rugidos e grunhidos são feitas durante baixa intensidade encontros agonísticos. Exibe Nonvocal incluem saltando de filiais-tremendo, nu-dentes ameaças de boca aberta e ereção em homens, feitos nas mesmas situações.

Ecologia
              O macaco-narigudo é endêmica para a ilha de Bornéu e pode ser encontrada em todos os três países que dividem a ilha: Brunei, Indonésia e Malásia. Ele é mais comum em áreas costeiras e rios Esta espécie é restritos a ambientes de várzea que podem enfrentar marés. Favorece dipterocarp, mangueribeirinha florestas. Ele também pode ser encontrado em florestas pantanosas, florestas pantanosas raquíticas, florestas, plantações de borracha de borracha, florestas de montanha de calcário, Nypa pântanos, Nibong brejos, pântanos e florestas altas, florestas tropicais de saúde e penhascos íngremes. Esta espécie costuma ficar, pelo menos, um quilômetro a partir de uma fonte de água. É talvez o mais aquático dos primatas e é um nadador bastante bom, capaz de nadar até 20 m (65,6 pés) debaixo d'água. Sabe-se para nadar em rios. Além disso, o macaco-narigudo é em grande parte arbórea e move quadrupedally e por saltos. É conhecida a pular galhos e descer na água.

Alimentação e atividades
              Como folivore sazonal e frugívoro, o macaco-narigudo come principalmente frutas e folhas. Ele também come flores, sementes e insetos, em menor grau. Pelo menos 55 espécies diferentes de plantas são consumidos ", com uma acentuada preferência por Eugenia sp., Ganua motleyana e Lophopetalum javanicum ". As folhas jovens têm preferência sobre folhas maduras e frutos verdes são preferidos sobre a fruta madura. Sendo um comedor sazonal, o macaco-narigudo come principalmente frutas de janeiro a maio e, principalmente, deixa de junho a dezembro. Grupos costumam dormir nas árvores adjacentes. Macacos tendem a dormir perto de rios, se eles estão próximos. Tromba macacos vai começar o dia de forrageamento e depois descansar mais para o interior. Atividades diárias dos macacos Proboscis consistem de descansar, viajar, alimentar e manter vigilantes. Ocasionalmente, eles mastigam sua ruminação para permitir a digestão mais eficiente e ingestão de alimentos. Como a noite se aproxima, os macacos a mover para trás, perto do rio e forragem novamente. Predadores do macaco-narigudo incluem crocodilos, leopardos, águias, lagartos e jibóias. Macacos vão atravessar rios em estreita ou cruzar arboreally se possível. Isto pode servir como evitar predadores.

Estado de Conservação
              O macaco-narigudo é avaliada como Em Perigo na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas e listadas no Apêndice I da CITES. Sua população total diminuiu em mais de 50% nos 36-40 anos, para 2008, devido à contínua perda de habitat e caça em algumas áreas. A população é fragmentada: as maiores populações remanescentes são encontrados em Kalimantan, há muito menos em Sarawak, Brunei e Sabah. O macaco-narigudo é protegido por lei em todas as regiões do Bornéu. Na Malásia, é protegido por uma série de leis, incluindo a Lei de Proteção da Vida Selvagem (lei federal), a Portaria Proteção da Vida Selvagem 1998 (Capítulo 26) e Promulgação Conservação da Vida Selvagem 1997 (Sabah lei estadual).

              O macaco-narigudo pode ser encontrado em 16 áreas protegidas: Danau Sentarum Parque Nacional, Parque Nacional Gunung Palung, Kendawangan Nature Reserve, Kutai Parque Nacional, Lesan Protecção da Floresta, Muara Kaman Nature Reserve, Mandor Reserva e Parque Nacional Tanjung Puting na Indonésia; Bako Nacional parque, Gunung Pueh Reserva Florestal, Kabili-Sepilok Reserva Florestal, Klias National Park, Kulamba Wildlife Reserve, Baixa Kinabatangan Wildlife Sanctuary, Sungei Samunsam Wildlife Sanctuary e Ulu Segama Reserve na Malásia.

Fotos: 021.






















Jisohde G. Posser
130325

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por comentar!
Volte sempre para dar uma expiadinha...